Devido à grande frequência de tempestades com grande energia na costa portuguesa que põem em perigo populações e infraestruturas portuárias/costeiras, é fundamental que as autoridades responsáveis estejam dotadas de ferramentas para a gestão dos perigos e riscos associados a estes fenómenos. Nas figuras apresentadas abaixo ilustram-se alguns casos de eventos de galgamento e também os impactes dos eventos de galgamento na costa portuguesa durante a tempestade Hércules.
Embora sejam vários os sistemas de previsão e alerta direcionados para a zona costeira, estes lidam apenas com a inundação devida a níveis de maré elevados e a sobrelevação do nível do mar. Há uma grande lacuna de sistemas direcionados para portos e zonas costeiras onde o galgamento e inundação são devidos às ondas marítimas.
Surgiu, assim, a necessidade de desenvolvimento de um sistema que focasse no galgamento e inundação devidos à agitação marítima, tendo sido desenvolvido pela equipa o sistema HIDRALERTA. No âmbito do projeto To-SEAlert serão melhoradas diversas funcionalidades, nomeadamente as respeitantes às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo fenómenos de galgamento.