PT   EN

lnec


universidade nova de lisboa


isel

Instituto dom luiz


Apoios

camara de almada

hotel tryp caparica

GNR


ENQUADRAMENTO

Devido à grande frequência de tempestades com grande energia na costa portuguesa que põem em perigo populações e infraestruturas portuárias/costeiras, é fundamental que as autoridades responsáveis estejam dotadas de ferramentas para a gestão dos perigos e riscos associados a estes fenómenos. Nas figuras apresentadas abaixo ilustram-se alguns casos de eventos de galgamento e também os impactes dos eventos de galgamento na costa portuguesa durante a tempestade Hércules.
Embora sejam vários os sistemas de previsão e alerta direcionados para a zona costeira, estes lidam apenas com a inundação devida a níveis de maré elevados e a sobrelevação do nível do mar. Há uma grande lacuna de sistemas direcionados para portos e zonas costeiras onde o galgamento e inundação são devidos às ondas marítimas.
Surgiu, assim, a necessidade de desenvolvimento de um sistema que focasse no galgamento e inundação devidos à agitação marítima, tendo sido desenvolvido pela equipa o sistema HIDRALERTA. No âmbito do projeto To-SEAlert serão melhoradas diversas funcionalidades, nomeadamente as respeitantes às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo fenómenos de galgamento.

fotos de galgamento de mar

Figura 1 – Exemplos de eventos de galgamento em Portugal. Fontes: a) Diário Insular, b) LNEC; c) Notícias de Aveiro; d) Pedro Catarino/CM; e) Nuno Vicente; f) José Coelho/Lusa; g) Ana Carvalho e Melo; h) Correio da manhã (retirado de vídeo). Adaptado de Poseiro (2019)

fotos de galgamento de mar


Figura 2 – Exemplos de impactes dos eventos de galgamento em Portugal durante a tempestade de 6 de janeiro de 2014 (Tempestade Hércules). Fontes: a) Azul Ericeira, Mag, b) Video do YouTube: messi4n1; c) Patrícia Carvalho/Público; d) Desconhecido; e) Video do YouTube; Mário Nunes. Adaptado de Poseiro (2019)